Administrativo

AGAP/SP cresce mais de 400% em dois anos e confirma liderança nacional em bolsas de estudos para jogadores

Associação de Garantia ao Atleta Profissional paulista foi reativada em 2016 pelo Sindicato de Atletas São Paulo

04, MARÇO 2020 às 13:36:22

arte: Soccer Digital

Reativada em 2016 pelo Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, a AGAP/SP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional) iniciou 2020 na liderança do ranking brasileiro de bolsas de estudos concedidas para jogadores e ex-jogadores de futebol.

Os dados foram divulgados pela FAAP (Federação das Associações de Atletas Profissionais) após o término das inscrições para o primeiro semestre de 2020.

O estado de São Paulo aparece absoluto na liderança com 96 bolsas concedidas, seguido pelo Rio de Janeiro com 44 (ver tabela abaixo).

Até 80% do valor das mensalidades são reembolsadas, segundo Thainan Guimarães, assistente administrativo do Sindicato de Atletas São Paulo e responsável pelo atendimento dos associados da AGAP/SP.

“É gratificante fazer parte desse trabalho, acompanhar de perto o crescimento de nossos associados. Sabemos que o caminho não é fácil, mas a transformação para uma vida melhor se faz através da educação. Vemos o esforço e empenho dos atletas e ex-atletas em busca de um caminho melhor”

Ainda segundo Guimarães, jogadores que estudam ou pretendem estudar em 2020 ainda podem solicitar a bolsa para o segundo semestre.

“Aqueles que perderam o prazo ou conheceram agora o sistema da AGAP, ainda é possível se filiar e solicitar bolsa para o segundo semestre. As inscrições começam em julho, basta ficar atendo às mídias sociais e site do sindicato que informaremos o período de captação”, reforçou.

RANKING NACIONAL DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA JOGADORES OU EX-JOGADORES

São Paulo - 96
Rio de Janeiro - 44
Rio Grande do Sul - 38
Distrito Federal - 31
Espírito Santo - 30
Ceará - 27
Bahia - 26
Santa Catarina - 24
Maranhão - 20
Minas Gerais - 19
Goiás - 18
Pernambuco - 18
Paraná - 16
Rio Grande do Norte - 14
Piauí - 11
Sergipe – 05
Paraíba - 03

SOBRE A AGAP/SP
As AGAPS (estaduais) - Associação de Garantia ao Atleta Profissional - são filiadas à FAAP - Federação das Associações de Atletas Profissionais (ler abaixo).

Com recursos arrecadados através de leis federais, atletas e ex-atletas de futebol podem receber benefícios exclusivos como:

1. Bolsas de estudos de até 100% (ver quadro abaixo)
2. Auxílio-saúde com reembolso de medicamentos não atendidos pelo SUS
3. Auxílio-previdência para atletas que desejam seguir contribuindo para o INSS mesmo após o término da carreira.
4. Auxílio-funeral que reembolsa 100% dos custos fúnebres de jogadores ou ex-jogadores profissionais (teto até 3 salários mínimos).

OPÇÕES DE BOLSAS DE ESTUDOS
Ensino fundamental – até 100%
Ensino Médio - até 100%
Cursos profissionalizantes - até 100%
Superior - até 80%
Pós-graduação - sob avaliação da FAAP

FILIAÇÃO
Para tornar-se sócio, o atleta deve enviar o RG, CPF ou carteira de habilitação junto com a ficha cadastral disponibilizada no site www.agap-sp.com.br. É obrigatório comprovar dois anos como jogador profissional e ser filiado à AGAP/SP.

Valor da taxa de anuidade: 10% de um salário mínimo.

SOBRE A FAAP
A FAAP - Federação das Associações de Atletas Profissionais - foi fundada em 1976 com o objetivo de criar um sistema de assistência social e educacional para os atletas profissionais, visando sua profissionalização alternativa e readaptação ao exercício de uma nova atividade.

Com a promulgação da Lei 8.672 (Lei Zico), em 06.07.93, ficou criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Desporto (FUNDESP) que, em seu artigo 43, definiu que os recursos para o sistema de assistência aos atletas seriam provenientes de: 1% (um por cento) do valor do contrato do atleta profissional pertencente ao Sistema Federal de Desporto devido e recolhido pela entidade contratante; 1% (um por cento) do valor da indenização fixada pela entidade cedente, no caso de cessão de atleta a entidade estrangeira e 100% (cem por cento) das penalidades disciplinares pecuniárias aplicadas aos atletas profissionais pelas entidades de prática desportiva, pelas de administração do desporto ou pelos Tribunais de Justiça. Além dessas, permaneceu na nova lei, a arrecadação de 1% (um por cento) das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF, prevista na Lei 6.269/75.

Contudo, as alterações na Lei Pelé, introduzidas pela Lei 12.395, de março de 2011, diminuíram drasticamente a arrecadação do Sistema. Os percentuais das contribuições referentes a contratos e transferências foram reduzidos para 0,5% e 0,8% respectivamente, além da supressão do percentual (1%), sobre jogos e das penalidades pecuniárias aplicadas aos atletas profissionais pela Justiça Desportiva.

SOBRE O SINDICATO DE ATLETAS SP
Há 72 anos defendendo a categoria dos atletas profissionais do estado de São Paulo, o Sindicato de Atletas São Paulo foi fundado em 23 de julho de 1947 por um grupo de 15 pessoas comandado pelo cronista Aurélio Campos e elegeu Hélio Caxambu (ex-São Paulo FC e Portuguesa de Desportos) como o primeiro presidente.

Após décadas de luta para manter as portas abertas, foi em 1993 que a entidade mudaria sua trajetória. A chegada de um novo presidente ainda em atividade, Rinaldo Martorelli (ex-Palmeiras e que defendia o Taubaté) trouxe novos planos e metas para o sindicato paulista.

De lá para cá foram dezenas de conquistas, como a compra da atual sede na Rua do Bosque, no bairro da Barra Funda (capital). Entre elas estão: Fim da Lei do Passe, fim do afastamento de trabalho (treinar separado do elenco), férias de 30 dias, pré-temporada mínima de 30 dias, intervalo mínimo de 66 horas entre partidas, Direito de Arena (participação dos atletas nas cotas televisivas), Certificado de Monitor Esportivo (exercício legal da profissão), fundação da Federação Nacional de Atletas Profissionais, parada para hidratação, mudança de horário nos jogos em horário de verão, Expressão Paulista (núcleo de treinamento para atletas sem clube), perda de pontos para clubes devedores, sub sede em Ribeirão Preto e fundação do Sindicato Nacional dos Atletas Profissionais.

INFORMAÇÕES GERAIS

Para saber mais sobre o Sindicato de Atletas SP, acesse:

Site oficial: www.sindicatodeatletas.com.br
Instagram: @sindicatodeatletacebook: /sindicatodeatletas
Twitter: @sapesp
Flickr: www.flickr.com/sindicatodeatletassp
Youtube: Canal Sindicato de Atletas
SoundCloud: www.soundcloud.com/sindicato-de-atletas

Coordenador - Comunicação e Marketing:
Fabio Giannelli – (11) -94734-0506
marketing@sindicatodeatletas.com.br