Administrativo

Você sabia? Associação oferece estudos, cesta básica e até auxílio-saúde para atletas e ex-atletas

06, JUNHO 2018 às 13:01:22

A AGAP/SP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional) foi uma das primeiras entidades assistenciais implantadas no Brasil, contudo, suas atividades foram encerradas em São Paulo, em 1991 por falta de recursos.

Em 2012, ela foi reativada pelo Sindicato de Atletas SP para realocar parte dos recursos que são resultados de arrecadação feita no Estado de São Paulo, dando a ele o seu correto destino que são os jogadores de São Paulo. Em sua reativação elegeu como presidente (em exercício) o, então atleta profissional, Luís Eduardo Pinella.

O caminho para a obtenção dos recursos era o de filiação à Federação das AGAP’s. Após filiar-se à FAAP, recebeu treinamento dos procedimentos necessários para que a AGAP/SP adotasse, assim como as demais entidades filiadas, a metodologia específica para realização de cadastramento, homologação, expedição de carteirinha, preenchimento de processos de assistência sócio educacional, coleta de documentos para contabilidade e para o banco de dados.

Assim sendo, atletas e ex-atletas de São Paulo, que já eram atendidos pela FAAP, por meio do portal na Internet, passaram a ser recebidos pela unidade paulista que está localizada e usa toda a estrutura do Sindicato de Atletas SP. Com o funcionamento da AGAP/SP, o atendimento assistencial foi ampliado, proporcionando maior aproximação do público desportista e acesso a todos os benefícios que o sistema oferece.

Benefícios do Sistema

• Bolsa de estudos para cursos do ensino fundamental, médio, superior, supletivos e
profissionalizantes (cursos presenciais);
• Auxílio alimentação (cesta básica), limitado a três meses e no valor fixado pela Diretoria da
FAAP;
• Auxílio saúde (medicamento e exames laboratoriais);
• Auxílio funeral, fixado em até três salários mínimos.

POR QUE A AGAP/SP ESTÁ NO SINDICATO DE ATLETA SP?

A AGAP/SP se localiza no Sindicato de Atletas SP porque a entidade sindical paulista percebeu que somente com sua reativação os atletas por ela representados poderiam buscar os recursos que eram seus de direito e tinham à disposição acabavam sendo redirecionados para outros Estados. O sindicato de Atletas SP cm a reativação tentou reparar um pouco da injustiça que era cometida com seus representados.

Ainda a AGAP/SP se constitui dentro da premissa do Sindicato de Atletas SP, que é gente cuidando de gente.Também por isso a iniciativa do Sindicato de Atletas de SP fortalece um de seus compromissos com a categoria e oferece mais esse serviço aos atletas profissionais a ele filiados.

Mais sobre Administrativo