Expressão Paulista encerra o ano recolocando cinco atletas no exterior

O projeto faz parte do Centro de Formação Humana idealizado pelo Sindicato de Atletas de SP

09, JANEIRO 2019 às 14:31:22

Júlio César (ex-Corinthians e Vasco) é o preparador de goleiros do Expressão Paulista (foto: Fabio Giannelli/Soccer Digital)

O Expressão Paulista, projeto do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, terminou o ano com grandes conquistas, vários atletas foram recolocados, alguns inclusive fora do país.

Idealizado pelo presidente Rinaldo Martorelli o projeto existe há 12 anos, e mantém o conceito de desenvolver o atleta em nível pessoal e profissional dando a ele, entre outras coisas, a condição para que se recoloque em algum clube.

O treinador de goleiros do Expressão, Júlio Cesar, disse que esse foi um ano diferente: “Para nós que participamos do projeto, houve uma mudança para um local mais estruturado. O nível dos atletas que procuraram o projeto foi de altíssima qualidade. Em 2018 tivemos poucos amistosos, mas por incrível que pareça o aproveitamento de recolocação no mercado foi muito satisfatório. E para nós é muito importante, o objetivo é esse, que o atleta fique conosco o menos possível e se recoloque”.

Dos jogadores que passaram pelo projeto esse ano cinco foram para o exterior, três estão atuando no Tolussem time da Alemanha.  O volante Matheus Borghetti, o zagueiro Júlio Cesar Souza e o meia esquerda Rafael Cardoso.

“Agradecemos o Expressão Paulista pelo suporte durante todo o tempo que permanecemos no projeto, pelo suporte físico e psicológico durante a permanência no clube”, falou o volante Matheus.

O zagueiro Tiago Lopes, participou do projeto durante três semanas. “O treinamento no Expressão foi fundamental para minha recolocação, agradeço ao Sindicato dos Atletas e aos profissionais do projeto”. O jogador está atuando no Oriente Médio pelo Alsuwaiqclub.

O goleiro Marcelo Mercuri, passou pelo projeto pela segunda vez, e foi contratado pelo Atlético Escairón da Espanha.

“Quero agradecer ao Sindicato e ao Expressão Paulista, eles foram importantes para eu conseguir esse contrato”.

"Nosso prazer em ter desenvolvido o projeto "Expressão Paulista" que foi concebido originalmente para ser um Centro de Formação Humana vem aumentando a cada dia porque vemos que conseguimos agregar pessoas (nossa equipe profissional e de coordenação) com o mesmo intuito que é o de fazer com que nossos associados, que desse projeto usufruem, façam seus trabalhos dentro do conceito de uma autonomia pessoal. A autonomia é importante porque faz do atleta um ser preparado para sua vida, mais do que sua profissão. Dá a ele a liberdade para que não se enrosque nas amarras de clubes descumpridores, de empresários vigaristas ou até de familiares sugadores. O projeto "Expressão Paulista" nasceu tímido e vem tomando a forma como imaginamos, cresce junto com o Sindicato de Atletas SP e o melhor que nos faz comprometer ainda mais com a responsabilidade de nosso desenvolvimento pessoal, desenvolvimento da entidade e de toda a categoria", concluiu Rinaldo Martorelli, presidente da entidade.

Além dos treinamentos, o Centro de Formação Humana tem outros objetivos, principalmente o de proporcionar uma reflexão dirigida aos atletas para que possam compreender a si mesmo e conquistar cada vez mais autonomia em suas vidas. A troca de experiências é conduzida por, Bruno Tsai (coach) e Silvana Trevisan (orientadora social), sob a coordenação de Anaile Ziccarelli (coordenadora de projetos) e Luís Eduardo Pinella (vice-presidente do Sindicato do Atletas SP).

No centro de treinamento o atleta tem um acompanhamento pela equipe do projeto, formada por técnico e preparador físico, Fisioterapeuta e Preparador de goleiros. Os treinamentos acontecem três vezes por semana das 09h às 11h, em dias alternados. O sindicato oferece transporte gratuito com saída do metrô Tatuapé.

O time do Expressão Paulista encerrou o ano participando dos amistosos organizados pelo Sindicato, com o time do Nacional que está disputando a Copa São Paulo.

A instituição tem como premissa cuidar de gente, o projeto permite que o atleta possa treinar e continuar com sua rotina normalmente. E quando se recolocar estará pronto para jogar.

Expressão Paulista Especial

Mais sobre Expressão Paulista