Projeto do sindicato para atletas sem clube ajuda atacante a fazer história na Liga de Gales

Rodrigo Branco treinou no Expressão Paulista e se tornou o primeiro brasileiro a balançar as redes no terra do Rei Arthur

07, JUNHO 2017 às 11:14:11

Quando o desemprego bateu na porta, Rodrigo procurou o sindicato e conseguiu retomar a carreira (foto: arquivo pessoal)

Fabio Giannelli | Redação SAPESP

Fama, holofotes e muito dinheiro no bolso. Essa é a imagem que boa parte da população tem sobre os jogadores de futebol. O que poucos sabem é que a profissão é uma das mais arriscadas e menos lucrativas do mercado. Tempo curto de carreira sem aposentadoria, salários atrasados em boa parte dos clubes e riscos constantes de lesões. Isso sem contar que, dando tudo certo, mais de 80% da categoria ganha até mil reais por mês, ou seja, a cada dez atletas que entram em campo, oito ganham salários inferiores ao piso regulamentado de uma empregada doméstica ou um servente de pedreiro, por exemplo.

Mesmo diante dessa dura realidade, muitos atingem o sucesso. Foi o que aconteceu com centroavante Rodrigo Branco, 25 anos, natural de São Bernardo do Campo. Ele se tornou o primeiro brasileiro da história a balançar as redes na Premiere League do País de Gales defendendo as cores do Bangor City FC, clube fundado em 1876. Em 22 jogos, marcou cinco gols e ajudou a classificar o time para a Copa da Europa que será disputada no próximo ano.

QUASE ABANDONOU
Antes de alcançar tal façanha, no entanto, Rodrigo passou por um período difícil desempregado.  Quase abandonou tudo. Foi quando assistiu o programa Globo Esporte e conheceu o projeto do Sindicato de Atletas de São Paulo, que oferecia treinamentos gratuitos aos jogadores desempregados. Uma vez inscrito e treinando, ganhou vitrine, novas oportunidades e a tão sonhada retomada na carreira internacional.

De férias no Brasil, Rodrigo Branco conversou com o Portal SAPESP e agradeceu o apoio do Sindicato de Atletas de São Paulo em sua vida e carreira.

Como conheceu o projeto Expressão Paulista e de que forma o sindicato ajudou em sua carreira?
O sindicato foi importante porque era um momento que eu estava na dúvida se iria parar. Não tinha mais contato para poder entrar nos clubes eu nunca tive empresário, sempre meu pai me ajudou. Foi quando vi o projeto aparecer no Globo Esporte, vi que eles disputariam um torneio de jogadores parados e que muitos clubes e empresários estariam assistindo. Achei uma boa oportunidade. Como estava em dúvida se iria parar ou não, foi extremamente importante passar um período no projeto Expressão Paulista.

Branco foi revelado nas categorias de base do São Bernardo e já passou pelo sub-20 do Corinthians, Fulham-ING, Pão de Açucar,  Sporting Gijón-ESP e Catanduvense.

O que achou da estrutura e profissionais do Expressão Paulista?

O Expressão Paulista tem excelentes profissionais. São amigos e pessoas que mantem o sonho do jogador ativo, sempre deram treinos muito bons. Nós jogadores, que somos os mais interessados, temos que ter consciência do que estamos fazendo, treinar duro e não deixar passar as oportunidades.

Os treinamentos deram resultado?

Quando estava no projeto consegui uma oportunidade de ir para o Água Santa, onde disputariam a Copa Paulista. Eu estava muito bem fisicamente treinando no sindicato e quando cheguei fui muito bem nos treinos, mas acabei não ficando. Depois fui para o Barueri, que estava muito bagunçado e de lá para o País de Gales. Estou até hoje aqui, joguei esse temporada de 2016/2017 e conseguimos a classificação para a Copa da Europa de 2018.

Onde estou?

O País de Gales ou simplesmente Gales é uma das nações que constituem o Reino Unido e sua capital é Cardiff. Atualmente, o País de Gales possui um parlamento autônomo no seio do Reino Unido. Situa-se numa península da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda ao norte e Oeste.

A maior parte da população (3 milhões) situam-se em Gales do Sul incluindo a capital, Cardiff, e as outras duas maiores cidades, Swansea e Newport.

Rodrigo mora na cidade de Bangor (mapa), em Gwynedd, localizada na região noroeste de Gales. O munícipio tem pouco mais de 18 mil habitantes, sendo 10 mil deles estudantes que frequentam a renomada Universidade de Bangor.

Você sabia?

1. O País de Gales é um dos 3 países que formam a ilha da Grã-Bretanha e um dos 4 países que formam o Reino Unido.

2. O símbolo mais forte e mais conhecido do país é o dragao vermelho, que diz a lenda, protegia o País de Gales do dragao branco, que morava na Inglaterra e vira-e-mexe ataque as vilas galesas.

3. Rei Arthur, da lenda da távula redonda, foi um rei galês.

4. Assim como Merlin, o mago mais famoso do mundo.

5. O País de Gales tem a maior concentracao de castelos do mundo, com mais de 400 castelos espalhados pelo país.

6. Em 2012, o país foi o primeiro do mundo a criar uma trilha de caminhada que percorre toda a sua costa. 1.400km de caminhada confortável e segura.

7. O País de Gales possui a sua própria língua, que é uma das mais velhas do mundo e a língua celta mais original, pois nao foi influenciada por nenhuma outra.

8. O galês é falado fluentemente por aproximadamente 1/4 da populacao do País de Gales e é muito bem entendido por praticamente todos os galeses.

9. O País de Gales foi o primeiro país invadido e conquistado pela Inglaterra, com a primeira invasao em 1060.

10. Rugby é sem dúvida o esporte nacional, adorado por praticamente todos 3 milhoes de habitantes do país.

11. Pembrokeshire, na costa sudoeste do país, é o único Parque Nacional Costeiro do Reino Unido.

12. O título de “Príncipe de Gales” só existe porque Edward II, filho do Rei Edward I, nasceu no País de Gales. Desde entao, o primeiro príncipe na linha do trono, independente de local de nascimento, é chamado de Príncipe de Gales. O título hoje está nas maos do Príncipe Charles.

13. No século XVIII, centenas de galeses deixaram o País de Gales pois sentiam que sua cultura e língua estava ameacada pelo domínio inglês e imigraram para a Argentina, onde criaram uma pequena colonia. A ideia deu certo e o galês é falado lá até hoje.

14. Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwyll-llantysiliogogogoch, nome de uma pequena cidade galesa é o maior nome de cidade do mundo!

15. O País de Gales nao está representado na Union Jack, bandeira oficial do Reino Unido.

16. As minas de ouro e diamante no País de Gales foram a razao pelo crescimento populacional do país no século XIX, antes disso, a populacao era pouco mais de um milhao.

17. A maior zipline (tirolesa) da Europa está localizada no norte do País de Gales.

18. O Reino Unido apenas devolveu o parlamento galês aos galeses por completo no ano de 1998.

19. O País de Gales não tem um banco nacional, como a Escócia e a Irlanda do Norte, o dinheiro que circula por lá é do Banco da Inglaterra.

20. O País de Gales também nao tem feriados próprios, seguindo as decisoes da Inglaterra, enquando Escócia e Irlanda do Norte tem.

21. O último referendo de independência do País de Gales foi em 1979, com 79% dizendo não.

22. Em galês, o nome do país é Cymru.

23. Em 2016, o entao conhecido Millenium Stadium, um dos maiores estádios de rugby do mundo, mudou seu nome para Principality Stadium.

24. O Castelo de Cardiff ainda conserva as ruínas de suas primeiras paredes, levantadas pelos romanos a quase 2 mil anos atrás.

25. O Bute Park, paque que fica atrá do Castelo de Cardiff, é um dos maiores parques do Reino Unido.

26. Cardiff é casa para quase 50 mil estudantes.

27. O museu ao céu aberto de St. Fagans, localizado a alguns kilometros de Cardiff, é o maior museu do genero da Europa.

28. Existem mais ovelhas do que pessoas no País de Gales. A população de ovelhas ultrapassa os 8 milhões, enquanto a do país é de apenas 3 milhoes.

29. Existem apenas 6 cidades no País de Gales: Cardiff, Swansea, Newport, Bangor, St. Asaph e St. David.

30. St. David possui uma populacao de apenas 2 mil pessoas, sendo a menor cidade do Reino Unido.

Mais sobre Expressão Paulista