Negros fortes não se vitimizam. Lutam para mudar o mundo.

20, NOVEMBRO 2021 às 09:21:22

arte: @soccerdigital10

A Lei 12.519, instaurada em 2011, declarou que o dia da morte Zumbi dos Palmares seria o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Francisco (seu verdadeiro nome) foi morto em 20 de novembro de 1695 após ter liderado por 17 anos o Quilombo dos Palmares, localizado na Capitania de Pernambuco, no período do Brasil Colonial.

Assim como Zumbi e sua esposa Dandara, negros fortes e determinados seguiram lutando: Martin Luther King, James Brown, Muhammad Ali, Bob Marley, Angela Davis e a brasileira Carolina de Jesus são apenas alguns exemplos.

GOLEIRO NEGRO NA DITADURA
No Brasil, a história da luta dos atletas profissionais começou a ser escrita pelas mãos de um goleiro negro, em plena ditadura militar.
Enquanto o general Eurico Gaspar Dutra fechava sindicatos em todo o país, Hélio Geraldo Caxambu (15/10/1918 – 12/09/1997) iniciava sua trajetória sindical ao fundar em 23 de julho de 1947 o Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo.

O primeiro presidente vestiu os mantos da Portuguesa, São Paulo e Juventus, e assim como Zumbi, sempre esteve à frente de seu tempo.

143 SINDICATOS FECHADOS
Ministro da Guerra no governo Vargas, Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidência em 1946, um ano antes da fundação do Sindicato de Atletas São Paulo. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o avanço da Guerra Fria, ele muda radicalmente a política externa rompendo com a União Soviética e se aliando aos Estados Unidos. Anunciou também a intervenção do governo federal em 143 sindicatos, causando revolta na classe trabalhadora e promovendo o arrocho salarial, indo na contramão de seu antecessor populista.

Mesmo com o quadro completamente adverso, o Sindicato de Atletas São Paulo nasceu e ganhou espaço. Contou com o apoio de nomes importantes da época, e posteriormente com o próprio Rei Pelé, que se tornaria conselheiro fiscal na gestão Gerson Passadore (1958-1969).

Bellini, Gilmar dos Santos Neves e Djalma Santos também participavam ativamente da entidade.

DIAS ATUAIS
Passados 74 anos e após muitos acontecimentos políticos, o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo chega em 2021 com muita força, e principalmente, com muito fôlego.

É a maior entidade de classe de esportistas do Brasil e responsável diretamente pela maioria das conquistas da categoria, tais como: fim do passe, direito de arena, férias 30 dias, pré-temporada mínima de 30 dias, fim do afastamento, parada para hidratação, Expressão Paulista, EducAtleta, palestras, convênios, entre outros.

Mais sobre Institucional