Institucional

Santos recebe Sindicato de Atletas SP e Andy Woodward para falar da campanha “Chega de Abuso no Esporte”

A palestra aconteceu na Vila Belmiro

27, ABRIL 2018 às 17:29:11

Andy Woodward (dir) ao lado de Rinaldo Martorelli e Alê Montrimas (foto: divulgação/Instagram)

O Sindicato de Atletas de São Paulo e Andy Woodward foram os convidados de ontem (26 de abril) do Santos Futebol Clube para falar da campanha “Chega de Abuso no Esporte”. Na palestra, estavam presentes a diretoria do Santos e os garotos da Vila, das categorias Sub 17 e Sub 20.

A mesa estava composta pelo Presidente do Santos FC, José Carlos Peres, Orllando Rolo, vice-presidente, o gerente das categorias de base,  Mário Maturana, Odir Cunha, assessor da presidência do clube e Rinaldo Martorelli presidente do Sindicato de Atletas SP.

Silvana Trevisan, assistente social pioneira no trabalho com clubes de futebol abriu a palestra dizendo: “Esse é um momento especial, nós estamos trazendo aqui um assunto muito importante. Vamos falar de “Chega de Abuso no Futebol”. O Santos Futebol Clube já trouxe o tema ano passado através do Sindicato de Atletas de SP, na figura do Alê Montrimas, e hoje nos temos a honra de receber um convidado muito especial que escolheu vir conhecer o templo sagrado que é a Vila Belmiro. Onde aqui nasceu Pelé, Robinho, Diego e Neymar. Nós temos a honra de receber Andy Woodword, ex-jogador inglês, que veio até aqui humildemente falar da sua história de sua vida.

“O trabalho do Santos é muito sério, vocês são joias que estão sendo lapidadas”, disse o Presidente do Santos, José Carlos Peres (foto: Ivan Storti), aos meninos que assistiam a palestra. “O tema de hoje é suma importância. O Alê Montrimas esteve aqui o ano passado, já falou com algumas categorias. Qualquer tipo de abuso, denunciem. Todos os profissionais estão aqui para ajudar”, finalizou o presidente.

O Vice-presidente Orllando Rolo também se posicionou. “Conte conosco para o que for necessário, se souberem de algum caso, denunciem, nós estamos preparados para atender, e, por fim, quero parabenizar o Sindicato de Atletas por essa iniciativa, não é fácil, é um tema muito complicado, todos preferem fugir desse assunto, a falar dele”.

“Todo e qualquer problema relacionado a esse assunto nós iremos resolver. Não vamos colocar nenhuma sujeira debaixo do tapete”, completa Maturana Gerente de Futebol.

“O sonho de vocês também é o nosso, e estamos trabalhando para proteger esse sonho. Essa palestra demonstra que o clube está preocupado com essa questão”, finaliza Odir Cunha.

Martorelli, Presidente do Sindicato dos Atletas de SP, teve a palavra e agradeceu ao Presidente do Santos, por ter acolhido a proposta de fazer do futebol um seguimento melhor. “Agradeço a vocês meninos, e comissão técnica, que são a grande razão por estarmos aqui e ao Andy que veio da Inglaterra para nos contar sua história”.

“Quando Andy falar, vocês vão entender a grandiosidade do nosso trabalho, ele teve coragem de tornar público o que aconteceu com ele; é isso que une Andy a nós, a coragem dele. Uma pessoa que se compromete a expor sua vida, como ele está fazendo, depois de tudo que passou, é um ser de muita luz”, conclui Martorelli.

Antes de falar do convidado especial, Alê Montrimas falou com a plateia, “Andy deu voz não só para o Brasil com sua coragem, e sim para o mundo”.

E por fim, Andy Woodword, deu seu depoimento a todos os presentes na palestra. Falou sobre a época em que sonhou em ser um grande jogador e do problema vivido por ele.

“Eu vou contar um pouco da história da minha vida. E vocês poderão entender quais efeitos, qualquer tipo de abuso pode acarretar na vida de vocês”, começou.

“Quando criança eu tive um sonho, meu sonho era jogar futebol, eu fui visto por um treinador de futebol. Fiquei entusiasmado, ele era o melhor treinador e disse aos meus pais que eu era um talento. Ele se aproveitou desse sonho e fez que meus pais acreditassem que ele iria me ajudar a realizar. Quando comecei ir a casa dele, fui agradado de todas as formas com presentes, passeios em shoppings, prestem atenção porque isso já faz parte do abuso. E depois de duas  semanas do início desses agrados fui abusado fisicamente, isso durou 6 anos”.

“Ele destruiu minha vida, e o pior que depois de alguns anos de abuso ele se aproximou de minha irmã e passou a namorá-la e eu tinha que dividir a mesa com meu abusador. E o pior, ele se casou com ela e teve dois filhos. Eu não pude, eu não conseguia contar para ninguém que ela estava se casando com um monstro”.

Andy continuou sua palestra firme, com uma fala tranquila dizendo que o Sindicato de Atletas SP lhe deu uma grande oportunidade.

“Hoje estou forte, mas demorou anos para chegar nessa condição. Foram anos de tratamento, eu pensei em muitas vezes em me matar. Mas a razão para falar abertamente ao público toda a minha história foi para ajudar os jovens, é  para que ninguém passe por esse tipo de situação”, finaliza.

“O Sindicato de Atletas SP junto com Alê estão aqui para ajudar a todos vocês. Hoje eu tenho 44 anos e só agora consegui ter forças. O Brasil me recebeu, e hoje estou aqui porque eles quiseram compartilhar com todos, o que eu passei. Para que fiquem atentos e nunca passem pelo que vivi”.

Andy finalizou sua palestra agradecendo o Presidente do Santos FC e o Sindicato de Atletas de SP por ter proporcionado a ele a realização do sonho de conhecer o Brasil e o clube de coração. E também de poder, com a exposição de sua vida, ajudar a outros jovens, que nesse exato momento, podem estar passando por situação tão desumana.

Mais sobre Institucional