Jurídico

Direito de Arena PL 2336: novidades de Brasília!

Rinaldo Martorelli se reuniu com o Deputado Federal Julio César Ribeiro

06, JULHO 2021 às 17:02:22

Representando 16 sindicatos estaduais de atletas profissionais (veja lista abaixo), Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas SP e representante da Junta Governativa da FENAPAF, acaba de sair de uma reunião importantíssima com o Deputado Federal Julio César Ribeiro (Republicanos-DF), relator da PL 2336/2021.

Em pauta, a manutenção do percentual de 5% do Direito de Arena para os atletas profissionais de futebol.

“Ele foi muito receptivo. Entendeu nossa proposta e se sensibilizou com a causa dos atletas. Mais uma vez estamos aqui para representar a categoria para que todos os direitos que conquistamos no passado sejam mantidos”

O Projeto de Lei 2336/202, chamado de ‘Lei do Mandante’, possibilita que o clube mandante negocie os direitos de transmissão da partida em que for disputada em seus domínios, não havendo necessidade de autorização da equipe visitante.

DIREITO DE ARENA
O trecho polêmico que fez com que os 16 sindicatos entrassem em ação é o que prevê que 5% da receita dos direitos audiovisuais seja distribuída entre atletas profissionais, árbitros e treinadores.

Hoje esse percentual é pago somente aos atletas. Por esse motivo a Junta Governativa da Fenapaf enviou o documento (leia em anexo) ao relator solicitando para que os atletas não tenham seus direitos subtraídos.

Clique e leia o ofício:

Veja a lista de sindicatos estaduais que compõem a Junta Governativa da FENAPAF:

Rio Grande do Sul
Santa Catarina