Jurídico

Sindicato conversa com atletas após divulgação de possível atraso salarial no São Paulo F.C

Entidade dos jogadores colocou-se à disposição do elenco tricolor em contato com representantes do grupo

11, FEVEREIRO 2020 às 13:50:55

Após veiculação por parte da imprensa de possíveis atrasos salarias no São Paulo Futebol Clube, o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo imediatamente entrou em contato com os principais líderes do elenco.

Pioneira no combate aos atrasos salariais no futebol, a entidade colocou-se à disposição dos jogadores.

Vale lembrar que o Sindicato de Atletas São Paulo monitora a inadimplência salarial em todas as divisões do futebol paulista, mas só pode atuar quando é solicitado por no mínimo três jogadores do elenco.

SOBRE O COMBATE AOS ATRASOS SALARIAIS
O Sindicato de Atletas SP tem como missão cuidar de gente e quando o assunto é atraso de salários a entidade atua de forma precisa.

O monitoramento é feito em todas as séries e a entidade age mediante a denúncia de ao menos três atletas. Depois da manifestação, a instituição procura os responsáveis para abrir as negociações, sempre de forma transparente visando a solução do problema.

Após anos de persistência do Sindicato de Atletas, a Federação Paulista de Futebol incluiu no ano de 2012, em seu Regulamento das Competições a possibilidade de perda de pontos a clubes que estiverem com a remuneração dos atletas em atraso.

Porém, na prática, o  Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) não vem cumprindo à risca o estabelecido no regulamento, pois em alguns casos já ficou comprovada a inadimplência de clubes e mesmo assim não tiveram seus pontos retirados, tornando estes regulamentos ineficientes.

SOBRE O SINDICATO DE ATLETAS SP:
Há 72 anos defendendo a categoria dos atletas profissionais do estado de São Paulo, o Sindicato de Atletas São Paulo foi fundado em 23 de julho de 1947 por um grupo de 15 pessoas comandado pelo cronista Aurélio Campos e elegeu Hélio Caxambu (ex-São Paulo FC e Portuguesa de Desportos) como o primeiro presidente.

Após décadas de luta para manter as portas abertas, foi em 1993 que a entidade mudaria sua trajetória. A chegada de um novo presidente ainda em atividade, Rinaldo Martorelli (ex-Palmeiras e que defendia o Taubaté) trouxe novos planos e metas para o sindicato paulista.
De lá para cá foram dezenas de conquistas, como a compra da atual sede na Rua do Bosque, na Barra Funda. Entre elas estão: Fim da Lei do Passe, fim do afastamento de trabalho (treinar separado do elenco), férias de 30 dias, pré-temporada mínima de 30 dias, intervalo mínimo de 66 horas entre partidas, Direito de Arena (participação dos atletas nas cotas televisivas), Certificado de Monitor Esportivo (exercício legal da profissão), fundação da Federação Nacional de Atletas Profissionais, parada para hidratação, mudança de horário nos jogos em horário de verão, Expressão Paulista (núcleo de treinamento para atletas sem clube), perda de pontos para clubes devedores, sub sede em Ribeirão Preto e fundação do Sindicato Nacional dos Atletas Profissionais.

INFORMAÇÕES GERAIS
Para saber mais sobre o Sindicato de Atletas SP
Site: www.sindicatodeatletas.com.br
Instagram: @sindicatodeatletas