Projetos

Educatleta, plataforma gratuita de estudos do Sindicato de Atletas SP, completa mil inscritos

Aluno número mil é carioca e ex-goleiro do Botafogo-RJ

29, MARÇO 2020 às 11:28:22

arte: Soccer Digital

Nesta semana, a plataforma Educalteta - Orgulho de ser Atleta - atingiu a marca de 1.000 alunos. Para a surpresa da entidade, o aluno mil é o ex-goleiro carioca Thiago Leal, que defendeu as cores do Botafogo-RJ, Bangu e Volta Redonda.

O Educatleta, desenvolvido pelo Sindicato de atletas SP, é uma ferramenta de estudos onde o atleta tem acesso a diversos cursos. O usuário pode acessar a hora que quiser de acordo com a sua disponibilidade.

Embora o sindicato seja situado na cidade de São Paulo, não impõe barreiras para atender a quem os procura, até porque, não são todas as entidades de classe que oferecem os benefícios que a instituição liderada pelo presidente Rinaldo Martorelli oferece. O atleta, independente da região de onde esteja, pode fazer tornar-se aluno.

A missão do Programa Educatleta é informar e orientar a categoria, e o sindicato ao longo desses anos já certificou muitos atletas, pois entende que a única forma de mudar o cidadão é disponibilizando informação.

"É muito gratificante saber que o programa alcançou a incrível marca de mil alunos/atletas cadastrados. Isso nos mostra o quanto os atletas brasileiros tem interesse por informações e orientações para suas vidas pessoais e profissionais, e o quanto o programa Educatleta os auxiliam neste sentido", explicou o idealizador do projeto Ricardo Torrado.

"A participação e o depoimento do Thiago, aluno número mil, resume bem o sentimento de todos os atletas que participam do programa. Percebemos o quão são gratos pela oportunidade de obter informações e orientações dos principais temas que impactam na vida do atleta, de maneira acessível, gratuita e de fácil compreensão", finaliza.

O exemplo do ex-goleiro do Fogão, evidencia que o projeto que nasceu em São Paulo beneficia atletas de todo o Brasil.

SOBRE O EDUCATLETA

O EducAtleta - Orgulho de ser Atleta! - é um programa de orientação de carreira que busca proporcionar autonomia à vida do atleta, nos âmbitos pessoal e profissional. Trata-se de uma plataforma digital para estudar de forma online e totalmente gratuita.

A cada semestre são criados novos conteúdos, assim como a atualização dos já existentes. O atleta pode contar com cursos de Gestão e Marketing, Autonomia, Saúde e Integridade Física, Educação Financeira, Comportamento Humano, Direitos e Deveres e História do Futebol Brasileiro.

Os cursos online estão disponíveis, no endereço: https://sindicatodeatletas.com.br/projetos/educatleta.html

SOBRE O SINDICATO DE ATLETAS SP
Há 72 anos defendendo a categoria dos atletas profissionais do estado de São Paulo, o Sindicato de Atletas São Paulo foi fundado em 23 de julho de 1947 por um grupo de 15 pessoas comandado pelo cronista Aurélio Campos e elegeu Hélio Caxambu (ex-São Paulo FC e Portuguesa de Desportos) como o primeiro presidente.

Após décadas de luta para manter as portas abertas, foi em 1993 que a entidade mudaria sua trajetória. A chegada de um novo presidente ainda em atividade, Rinaldo Martorelli (ex-Palmeiras e que defendia o Taubaté) trouxe novos planos e metas para o sindicato paulista.

De lá para cá foram dezenas de conquistas, como a compra da atual sede na Rua do Bosque, na Barra Funda. Entre elas estão: Fim da Lei do Passe, fim do afastamento de trabalho (treinar separado do elenco), férias de 30 dias, pré-temporada mínima de 30 dias, intervalo mínimo de 66 horas entre partidas, Direito de Arena (participação dos atletas nas cotas televisivas), Certificado de Monitor Esportivo (exercício legal da profissão), fundação da Federação Nacional de Atletas Profissionais, parada para hidratação, mudança de horário nos jogos em horário de verão, Expressão Paulista (núcleo de treinamento para atletas sem clube), perda de pontos para clubes devedores, sub sede em Ribeirão Preto e fundação do Sindicato Nacional dos Atletas Profissionais.

Mais sobre Projetos