Projetos

Educatleta: plataforma do Sindicato de Atletas SP completa quatro anos

O programa de ensino é para desenvolver e orientar a categoria

20, FEVEREIRO 2020 às 01:38:22

O Sindicato dos Atletas SP vem quebrando barreiras em vários quesitos, principalmente quando o assunto é estudo. Além de lutar pelos direitos dos atletas, a entidade se preocupa com o autodesenvolvimento da sua categoria. E uma orientação na vida esportiva é muito importante para o crescimento profissional.

Com o objetivo de levar conhecimento em qualquer esfera, o Sindicato de Atletas de SP criou o programa EDUCATLETA  “Orgulho de ser Atleta”, em  maio de 2016.

É um Programa de Orientação de Carreira que busca proporcionar autonomia à vida do atleta, nos âmbitos pessoal e profissional.

A cada semestre são criados novos conteúdos, assim como a atualização dos já existentes. Trata-se de uma plataforma digital para estudar de forma online e totalmente gratuita.

O Educatleta completou quatro anos e para o idealizador do projeto, Ricardo Torrado, é muito importante fazer parte. “É uma mistura de sentimentos. Me sinto muito orgulhoso pelo projeto, seu propósito e resultados, mas ao mesmo tempo, me sinto sereno e comprometido para os próximos desafios, já que o segmento educacional o qual atuamos anualmente inova sua forma de lidar, ensinar e relacionar. Outro sentimento, tão importante quanto os outros mencionados, é o de gratidão. Sou muito grato a todos que colaboraram (e colaboram) com o projeto, aos alunos-atletas participantes, e em especial, ao Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo que, desde o início das atividades, acreditou no trabalho e apoiou as atividades.”

Os primeiros módulos foram um sucesso, com a adesão de mais de 1.000 alunos/atletas da capital, interior do Estado e também atletas que estavam jogando fora do país. Entre os atletas que já se certificaram, estão o atacante Fumagalli (Guarani), Marcos Assunção (ex-Palmeiras), Deola (Juventus), Diego Rai (ex-Portuguesa) e Leandro Damião (ex-Internacional e Seleção Brasileira).

E para 2020 novos cursos já estão disponíveis na plataforma: Módulo Extra sobre a História dos Jogos Olímpicos de Verão, Integração e Interação entre Plataforma EAD e Aplicativo Educatleta +10, Conteúdos em vídeo-aulas e podcasts.

“Todo ano atualizamos os conteúdos informativos do Programa, com cases, reportagens, atividades, interações e entrevistas, porém respeitando sempre cada um dos 4 módulos pré definidos: Gestão e Marketing; Comportamento; Saúde e Integridade Física; Direitos e Deveres. Assim, avançamos com novidades, sem alterar a estrutura do programa”, finaliza Ricardo.

A missão do Programa Educatleta é informar e orientar a categoria, e o sindicato ao longo desses quatro anos de existência da plataforma já recebeu diversos depoimentos de agradecimento e de transformação na vida do personagem principal dessa entidade: o atleta.

Sobre o Sindicato
Há 72 anos defendendo a categoria dos atletas profissionais do estado de São Paulo, o Sindicato de Atletas São Paulo foi fundado em 23 de julho de 1947 por um grupo de 15 pessoas comandado pelo cronista Aurélio Campos e elegeu Hélio Caxambu (ex-São Paulo FC e Portuguesa de Desportos) como o primeiro presidente.

Após décadas de luta para manter as portas abertas, foi em 1993 que a entidade mudaria sua trajetória. A chegada de um novo presidente ainda em atividade, Rinaldo Martorelli (ex-Palmeiras e que defendia o Taubaté) trouxe novos planos e metas para o sindicato paulista.

De lá para cá foram dezenas de conquistas, como a compra da atual sede na Rua do Bosque, na Barra Funda. Entre elas estão: Fim da Lei do Passe, fim do afastamento de trabalho (treinar separado do elenco), férias de 30 dias, pré-temporada mínima de 30 dias, intervalo mínimo de 66 horas entre partidas.

Sobre o Educatleta
O EducAtleta é um programa de orientação de carreira que busca proporcionar autonomia à vida do atleta, nos âmbitos pessoal e profissional. Trata-se de uma plataforma digital para estudar de forma online e totalmente gratuita.

Incrições pelo endereço: www.sindicatodeatletas.com.br/projetos/educatleta.html

Mais sobre Projetos