Projetos

Goleiros brilham no futebol paulista após passarem pelo Projeto Expressão

Luiz Fernando, do XV de Piracicaba e Victor Strangari, do Paulista de Jundiaí, foram finalistas da Copa Paulista e Segunda Divisão

05, NOVEMBRO 2019 às 12:56:22

arte: Soccer Digital

O que os goleiros Luiz Fernando, do XV de Piracicaba, e Victor Stangari, do Paulista de Jundiaí, têm em comum?

Ambos tiveram passagem pelo Expressão Paulista, um dos projetos do Sindicato de Atletas de São Paulo.

Os arqueiros, quando sem clube, puderam treinar no Expressão, que é um núcleo de treinamento físico e com bola para jogadores que estão sem time, idealizado pelo sindicato que integra o Centro de Formação Humana, concebido para levar muito mais do que a possibilidade de recolocação profissional ao atleta, seu objetivo atinge a completude do trabalhador, visando também sua vida pessoal para além do esporte.

Em alta no futebol de São Paulo, o goleiro Victor sagrou-se campeão Paulista da Segunda Divisão com o Paulista de Jundiaí, no último fim de semana.

“O Expressão me ajudou muito em um momento em que ninguém me deu oportunidade. Lá puder treinar com jogadores que estão bem fisicamente e tive apoio psicológico também. Todos foram muito atenciosos. Hoje estou em uma situação diferente, fomos campeões, e o sindicato fez parte dessa minha conquista. Sou muito grato a todos”, conta o goleiro, que passou o mês de junho de 2017 treinando no Expressão.

Já Luiz Fernando, que está no XV de Piracicaba, chegou à final da Copa Paulista. A equipe decidirá o título com o São Caetano.

“É importante o Expressão, porque auxilia o atleta no dia a dia. Em algumas situações, o jogador faz somente atividade com o personal é não é completo. No Expressão, nós temos um trabalho na parte técnica e com bola, porque quando o clube está precisando de um jogador, é necessário que a gente esteja pronto. No meu caso, como goleiro, eu tive um trabalho bem específico com o Júlio para ficar em perfeitas condições ao me apresentar em  um novo time", explica Luiz, que passou pelo Expressão em 2016, por um mês, e, depois, três meses, em 2017.

Os dois trabalharam diretamente com o preparador de goleiros Julio César Bonfim.

“Ver os atletas recolocados no mercado nos enche de orgulho. É uma sensação de dever cumprido. Aqui fazemos o melhor para mantê-los bem fisicamente. Também há treinos e jogos. Assim que recolocado, o atleta está pronto”, garante Bonfim.

O Expressão Paulista existe há doze anos.

Mais sobre Projetos