Relacionamento

Sapesp se reúne com representantes dos clubes do futebol feminino paulista

Estiveram presentes dirigentes do E.C. Taubaté, São Bernardo F.C. Ltda, Associação Desportiva Centro Olímpico, Rio Preto E.C., São José E.C., Associação Portuguesa de Desportos.

22, OUTUBRO 2014 às 22:03:22

foto: arquivo Sapesp

REDAÇÃO SAPESP

O Sindicato de Atletas de São Paulo realizou na última sexta-feira (17 de outubro) um encontro com representantes dos clubes paulistas que disputam as competições femininas. A “convocação” partiu do próprio Sapesp, com a intenção de garantir o respeito aos direitos das atletas envolvidas em competições oficiais.

O presidente da entidade, Rinaldo Martorelli, abriu a reunião deixando claro que o Sapesp é sabedor que o futebol feminino brasileiro, embora com destaque internacional, carece de organização e investimentos.

“Convocamos essa reunião para externar a preocupação do Sapesp com o futebol feminino em São Paulo. Nosso trabalho não é apenas de fiscalizar, mas também encontrar meios para fomentar o desenvolvimento de torneios, zelar pela competitividade da categoria, relações de trabalho, assim como intermediar conversações com patrocinadores, Federação Paulista de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol e outras organizações que estejam interessadas em auxiliar na melhoria do futebol feminino”, falou Martorelli.

Sabe-se que as atletas vivem em condição de instabilidade contratual, fato que inibe a captação de recursos e que poderia auxiliar no crescimento do esporte em questão.

“O futebol feminino precisa de um plano de ação e o sindicato pode contribuir de forma significativa. É desta forma que desenvolvemos nosso trabalho. Preferimos discutir os problemas, entender as questões divergentes e criar soluções em conjunto”, receitou o presidente.

Martorelli esteve acompanhado do advogado do Sapesp, Guilherme Tavares, Mauro Costa, diretor de relacionamento e de Júlio César Bonfim, membro do Conselho Fiscal, preparador de goleiro do Projeto Expressão e que chegou a trabalhar, inclusive, na Seleção Brasileira Feminina em um quadrangular.

Os presentes também se comprometeram a buscar soluções. “Colocamos mais uma vez o sindicato à disposição para tratar com carinho as necessidades do futebol feminino como um todo”, falou Guilherme Tavares.

Ficou estabelecido que a partir deste encontro se iniciarão tratativas para que sejam firmados Acordos Coletivos entre o Sapesp e os clubes que é a maneira mais equilibrada de equacionar a relação de trabalho; que o Sapesp vai visitar todos os clubes, assim como já faz com o pessoal do futebol masculino, para que as atletas se sindicalizem e aproveitem dos benefícios oferecidos pelo sindicato.

Estabeleceu-se também que em breve haverá nova reunião para nova rodada de discussões que possam seguir no desenvolvimento do futebol feminino.

Mais sobre Relacionamento