Relacionamento

Sindicato de Atletas de SP recebe denúncia por falta de pagamento de salário no Assisense e toma providências

Atletas estavam com três meses de salários atrasados

25, JUNHO 2018 às 18:37:22

Sindicato de Atletas SP mais uma vez presente em casos de inadimplência salarial do futebol paulista (foto: divulgação/SAPESP)

Há alguns dias, o Sindicato de Atletas de SP recebeu denúncias dos jogadores do Atlético Assisense que constavam falta de possibilidade de o clube cumprir com os pagamentos de salários. O clube disputa atualmente a 2ª Divisão do Campeonato Paulista e é o 7º colocado do grupo A.

O grupo acionou o sindicato por vídeo, mensagens e e-mails, nos quais relataram o atual cenário. Os atletas reclamaram a falta de pagamento de salário, já são 3 meses sem receber.

Após receber o contato, os diretores Mauro Costa e Osmir Baptista viajaram até a cidade de Assis, na última quarta-feira (dia 20), para falar com os responsáveis. A princípio, sentaram com os jogadores cuja a ratificação das informações enviadas anteriormente era essencial para o desenvolvimento do trabalho.  Diante daquela situação os atletas profissionais, por todo desrespeito que vivenciavam afirmaram que não pretendiam continuar jogando.

Após ouvir o elenco e se inteirarem totalmente da situação, se reuniram com o então presidente, Roberto Cardoso Credin, que havia assumido o cargo a um ano. Segundo o que ouviram do gestor, por falta de verba e de estrutura, não haveria como manter aquilo que havia firmado livremente.

O Sindicato de Atletas SP defende incondicionalmente o pagamento dos salários e a condição humana de dignidade do atleta e foi essa a situação apresentada ao dirigente.

“Foi um trabalho árduo, tivemos que escutar as todas as partes, inclusive, para sedimentar nossa postura, ouvimos mais pessoas da cidade que acompanhavam a situação. Juntamos todas as evidências apuradas, além da insatisfação dos jogadores e mostramos para o presidente que, independente de qualquer tipo de justificativa, ele teria que cumprir com suas obrigações salariais, além daquelas com a manutenção dos atletas no alojamento e com alimentação compatível a atividade que exercem. Caso o time desse dois WO’s na competição, coisa que estava na iminência de acontecer, o clube ficaria dois anos afastado do campeonato, sem falar na pesada multa que teria que pagar”, finaliza Mauro Costa, diretor de relacionamento do Sindicato.

Os diretores do Sindicato de Atletas SP ratificaram que a posição da entidade, como sempre acontece, era a de garantir a continuidade dos atletas no clube para que ele – o clube - permanecesse na competição, porém, para isso seria fundamental que o dirigente cumprisse com suas obrigações contratuais. Como já havia muito desgaste com os atletas não havia muito mais tempo para que isso acontecesse, ele teria que agir com rapidez.

Após conversa com os diretores sindicais o atual presidente entendeu a situação apresentada e ficou de voltar a procura-los para uma nova posição, isso aconteceu na hora do almoço. Durante a tarde os dirigentes do sindicato foram surpreendidos com a publicação da renúncia do presidente.

Fábio Aurélio Mello Bento, então diretor de futebol, foi o escolhido para assumir a presidência do Assisense.

Já com a nova condição os dirigentes do Sindicato de Atletas SP se reuniram com o novo presidente junto com os atletas. Ficou acordado o comprometimento do novo presidente a arcar com os salários atrasados e as condições de alojamento e alimentação, sendo que os atletas aceitaram a nova deliberação de forma espontânea dando crédito ao novo gestor.

Depois de tudo os jogadores agradeceram imensamente a atuação do Sindicato de Atletas SP que resultou numa posição de conforto para eles com a resolução parcial do problema apresentado e decidiram não deixar o time e aceitaram aguardar o pagamento.

“O mais importante foi atender à solicitação dos jogadores e satisfazer suas expectativas, como sempre fazemos. Foi trabalhoso, mas é a nossa linha”, finaliza Mauro Costa

O Sindicato de Atletas SP que adora cuidar de gente segue essa premissa sempre em prol do atleta profissional e do esporte.

Mais sobre Relacionamento