Sindicato de Atletas São Paulo

Combate ao assédio e abuso sexual no esporte


Essa ação tem por objetivo construir propostas de prevenção colaborando com o Poder Público através das políticas do esporte do Município de São Paulo que agregam e fortalecem valores da campanha já consolidada e há tempos trabalhada, principalmente, mas não somente, junto às categorias de base dos clubes de futebol.
 
O Sindicato de Atletas SP tem representatividade na Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEMESCA), órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da cidade de São Paulo. 
 
As representantes do Sindicato de Atletas SP participam ativamente das reuniões e construções dos eixos de intervenções de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. São elas: a coordenadora de projetos, Anaile Ziccarelli e a orientadora social, Silvana G.S. Trevisan, que também é palestrante no Projeto Expressão Paulista (braço de treinamentos do Centro de Formação Humana do Sindicato de Atletas SP).
 
“Vimos que o esporte recreativo-educacional desperta na criança e no adolescente o interesse dele se tornar um futuro atleta profissional e a preparação que também redunda na campanha “Chega de Abuso” neste período pedagógico esportivo terá um importante papel social na prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual", defende Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas São Paulo. 
 
"As crianças e adolescentes que buscam o esporte precisam de orientação cada vez mais precoce, pois identificamos que muitos casos de violência sexual acontecem também no esporte recreativo, educacional e na iniciação esportiva” reforçou a orientadora social, Silvana Trevisan. 
 
O objetivo é realizar atividades de prevenção para sensibilizar e conscientizar as crianças e adolescentes para que reconheçam o esporte como instrumento de transformação social e que a violência e exploração sexual são inaceitáveis nos espaços esportivos e em toda a sociedade brasileira.
 
"O respeito ao desenvolvimento humano através do esporte gera conhecimento e confiança, sendo que as atividades de prevenção ajudarão a identificar o abuso sexual como uma violência que precisa ser enfrentada. Os maiores protagonistas destas campanhas, inclusive a “Chega de Abuso”, são as crianças e adolescentes quando lhes são proporcionados oportunidades e esclarecimentos porque lhes dão voz e sua consequente autonomia. Esse é o nosso compromisso social para o desenvolvimento digno da criança e do adolescente que fortalece sua cidadania, valores éticos e sociais através do esporte", concluiu Trevisan. 
 
Mais uma vez, o Sindicato de Atletas SP comprova o pioneirismo com o qual trabalha temas que ninguém se arrisca a abordar, sempre com muita qualidade e extrema responsabilidade.



« VOLTAR


Outros Projetos

EXPRESSÃO PAULISTA

FUTEBOL CONTRA A HEPATITE

COPA INOVAÇÃO

ATLETAS EM AÇÃO

PRÊMIO SAPESP 2015

EDUCATLETA

MEETING BRASIL-INGLATERRA

CADERNO DE CONQUISTAS

70 ANOS

Cartilha

SELEÇÃO DOS ATLETAS

ENCONTRODEPUTADOPEDROPAULO

SOCIAL

UMA JOGADA PELOS CRAQUES

Curso de Capacitação de Monitor Esportivo 2020

Premiação A3


Veja todos os projetos
UGT
EDUCATLETA
SOCCER DIGITAL
IBRADESPOR
DIREITO EC
Expressão Paulista
FutBrindes